Agora você vai conhecer doi conceitos importantes na física: temperatura e calor. À primeria vista, pode parecer que eles nada têm haver com Mecânica. Convém lembrar que as propriedades mecânicas dos materiais dependem mutio de sua temperatura e que muitos sistemas físicos realizam trabalho à custa de transferências de calor, como é o caso de um motor a combustão, uma turbina térmica.
Em várias atividades, as medições da temperatura são nescessárias e constantes, como na culinária, na metalurgia, no artesanato. E há casos em que as medições da temperatura têm de ser ainda mais precisas, como para avaliar a temperatura do corpo humano.
Os primeiros termômetros de líquído em vidro, de boa precisão, foram constuídos por volta de 1720 pelo físico alemão Daniel G. Fahrenheit (1686-1736). Desde então, outros tipos também foram criados; porém o primeiro a utilizar pontos fíxos facilmente reproduzíveis foi inventado pelo astrônomo sueco Anders Celsius (1701-1744). Contudo, foi o físico britânico William Thonson Kelvin (1824-1907), lord Kelvin, o primeiro a utilizar uma escala absoluta de temperatura.
O estudo do efeito que a varição de temperatura provoca nos sólidos, líquidos e gases - conheicod como dilatação térmica - é fundamental na constrção de pontes, estruturas metálicas, ferrovias e redes elétricas.
Nesta unidade faremos a distinção entre as palavras calor e temperatura, as quais muitas vezes o leigo usa como se fossem sinônimas. Será interessante notar que, quando um corpo é aquecido, isto é, recebe calor, ocorre uma variação de temperatura. Se o corpo continuar a recebre calor, em dado momento sua temperatura já não se alterará, inclinando-se uma mudança de agregação molecular, ou seja, existe influência da temperatura da fase de um material.
Você verá como é interessante compreender o funcionamento de alguns equipamentos do nosso dia-a-dia - como a geladeira, os aparelhos de ar-condicionado, agarrafa térmica e o forno de microondas - que só puderam ser criados graças aos ensinamentos de Joule (1818-1889), Kelvin, Carrnot (1796-1832) e Planck (1858-1947).
Nenhum comentário:
Postar um comentário