Pesquisar na web

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Termodinâmica

A termodinâmica é o ramo da física que estuda as relações entre o calor trocado, representado pela letra Q, e o trabalho realizado, representado pela letra τ, num determinado processo físico que envolve a presença de um corpo e/ou sistema e o meio exterior. É através das variações de temperatura, pressão e volume, que a física busca compreender o comportamento e as transformações que ocorrem na natureza.

Calor é energia térmica em trânsito, que ocorre em razão das diferenças de temperatura existentes entre os corpos ou sistemas envolvidos.
Energia é a capacidade que um corpo tem de realizar trabalho.

A termodinâmica tem como principais pontos o estudo de duas leis, que são:

- Primeira Lei da Termodinâmica: essa lei diz que a variação da energia interna de um sistema pode ser expressa através da diferença entre o calor trocado com o meio externo e o trabalho realizado por ele durante uma determinada transformação.

As transformações que são estudadas na primeira lei da termodinâmica são:

Transformação isobárica: ocorre à pressão constante, podendo variar somente o volume e a temperatura;
Transformação isotérmica: ocorre à temperatura constante, variando somente as grandezas de pressão e volume;
Transformação isocórica ou isovolumétrica: ocorre à volume constante, variando somente as grandezas de pressão e temperatura;
Transformação adiabática: é a transformação gasosa na qual o gás não troca calor com o meio externo, seja porque ele está termicamente isolado ou porque o processo ocorre de forma tão rápida que o calor trocado é desprezível.

- Segunda Lei da Termodinâmica: enunciada pelo físico francês Sadi Carnot, essa lei faz restrições para as transformações realizadas pelas máquinas térmicas como, por exemplo, o motor de uma geladeira. Seu enunciado, segundo Carnot, diz que:

Para que um sistema realize conversões de calor em trabalho, ele deve realizar ciclos entre uma fonte quente e fria, isso de forma contínua. A cada ciclo é retirada uma quantidade de calor da fonte quente, que é parcialmente convertida em trabalho e a quantidade de calor restante é rejeitada para a fonte fria.

Leis de newton

Da dinâmica, temos três leis em que todo o estudo do movimento pode ser resumido. Essas leis são conhecidas como as leis de Newton:

  • Primeira lei de Newton - a lei da inércia
  • Segunda lei de Newton - o princípio fundamental da dinâmica
  • Terceira lei de Newton - a lei da ação e reação

    A primeira lei de Newton descreve o que ocorre com os corpos que estão em equilíbrio. A segunda lei explica o que ocorre quando não há o equilíbrio, e a terceira lei mostra como é o comportamento das forças quando temos dois corpos interagindo entre si.

    Para o entendimento dessas leis, é necessário conhecer alguns conceitos físicos muito importantes, como força e equilíbrio.
  • quinta-feira, 12 de julho de 2012

    EXERCÍCIOS SOBRE PONTUAÇÃO E CRASE


    QUESTIONÁRIO – PONTUAÇÃO E CRASE

    1.      Em qual das alternativas o uso do acento indicativo de crase é facultativo?

    a) Minhas ideias são semelhantes às suas.
    b) Ele tem um estilo à Eça de Queiroz
    c) Dei um presente à Mariana.
    d) Fizemos alusão à mesma teoria.
    e) Cortou o cabelo à Gal Costa.

    2.      "O pobre fica ___ meditar, ___ tarde, indiferente ___ que acontece ao seu redor".

    a) à - a - aquilo
    b) a - a - àquilo
    c) a - à - àquilo
    d) à - à - aquilo
    e) à - à - àquilo

    quarta-feira, 11 de julho de 2012

    Exercicíos pss 2º ano


    1. (Fatec-SP) Três corpos encostados entre si estão em equilíbrio térmico. Nessa situação:
    a) os três corpos apresentam-se no mesmo estado físico.
    b) a temperatura dos três corpos é a mesma.
    c) o calor contido em cada um deles é o mesmo.
    d) o corpo de maior massa tem mais calor que os outros dois.
    e) há mais de uma proposição correta.

    2. (UFSM-RS) Calor é:
    a) a energia contida em um corpo.
    b) a energia que se transfere de um corpo para outro, quando existe uma diferença de temperatura entre eles.
    c) um fluido invisível e sem peso, que é transmitido de um corpo para outro.
    d) a transferência de temperatura de um corpo para outro.
    e) a energia que se transfere espontaneamente do corpo de menor temperatura para o de maior temperatura.

    Exercício pss 1º ano


    1. (FCC) Se colocados um em seguida ao outro, os cigarros de 100 mm consumíveis durante 10 anos por um fumante que, sistematicamente, fumasse 20 cigarros por dia, seria possível cobrir uma distância, em metros, de:
    a) 5,7x103                   b) 7,3x103                  c) 8,2x103                d) 9,6x103                e) 15x103  

    2. (Vunesp-SP) O intervalo de tempo de 2,4 minutos equivale, no Sistema Internacional de Unidades(SI), a:
    a) 24 segundos      b) 124 segundos      c) 144 segundos         d) 160 segundos       e) 240 segundos

    3. (UFPB – 2008) O motor de um carro é programado de modo a causar, nesse carro, um deslocamento que varia no tempo de acordo com a expressão  Δ x t + βt2, onde Δx é o deslocamento, t é o tempo, e α e β são constantes. Nesse contexto, as unidades das constantes α e β, no sistema MKS, são respectivamente:
    a) m/s, m                 b) m/s2, m                 c) m, m2/s2              d) s, m/s              e) m/s, m/s2

    segunda-feira, 2 de julho de 2012

    DÚVIDAS ONLINE

    A partir do mês de agosto estaremos fazendo plantões online para tirar todas as dúvidas em tempo real. O e-mail será disponibilizado em breve.

    TERMOLOGIA - Toeria, seus criadores, sua prática

         Agora você vai conhecer doi conceitos importantes na física: temperatura e calor. À primeria vista, pode parecer que eles nada têm haver com Mecânica. Convém lembrar que as propriedades mecânicas dos materiais dependem mutio de sua temperatura e que muitos sistemas físicos realizam trabalho à custa de transferências de calor, como é o caso de um motor a combustão, uma turbina  térmica.

           Em várias atividades, as medições da temperatura são nescessárias e constantes, como na culinária, na metalurgia, no artesanato. E há casos em que as medições da temperatura têm de ser ainda mais precisas, como para avaliar a temperatura do corpo humano.

           Os primeiros termômetros de líquído em vidro, de boa precisão, foram constuídos por volta de 1720 pelo físico alemão Daniel G. Fahrenheit (1686-1736). Desde então, outros tipos também foram criados; porém o primeiro a utilizar pontos fíxos facilmente reproduzíveis foi inventado pelo astrônomo sueco Anders Celsius (1701-1744). Contudo, foi o físico britânico William Thonson Kelvin (1824-1907), lord Kelvin, o primeiro a utilizar uma escala absoluta de temperatura.

         O estudo do efeito que a varição de temperatura provoca nos sólidos, líquidos e gases - conheicod como dilatação térmica - é fundamental na constrção de pontes, estruturas metálicas, ferrovias e redes elétricas.

         Nesta unidade faremos a distinção entre as palavras calor e temperatura, as quais muitas vezes o leigo usa como se fossem sinônimas. Será interessante notar que, quando um corpo é aquecido, isto é, recebe calor, ocorre uma variação de temperatura. Se o corpo continuar a recebre calor, em dado momento sua temperatura já não se alterará, inclinando-se uma mudança de agregação molecular, ou seja, existe influência da temperatura da fase de um material.
           Você verá como é interessante compreender o funcionamento de alguns equipamentos do nosso dia-a-dia - como a geladeira, os aparelhos de ar-condicionado, agarrafa térmica e o forno de microondas - que só puderam ser criados graças aos ensinamentos de Joule (1818-1889), Kelvin, Carrnot (1796-1832) e Planck (1858-1947).